Bruxismo - DTM

                                                                 BRUXISMO - DTM

O bruxismo é o hábito inconsciente de ranger os dentes e/ou pressionar a mandíbula com força, normalmente durante o sono, mas também pode acontecer quando acordado.

Apesar de ainda não ter sido descoberto uma causa específica, na maioria das vezes, o bruxismo está atrelado ao estresse, ansiedade, tensão e problemas de sono, mas também pode ser hereditário. Mesmo que não muito divulgado, o bruxismo atinge cerca de 30% da população mundial, segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS); já no Brasil, 40% da população sofre com o transtorno, de acordo com os dados oficiais.

Por ser um ato involuntário, muitas pessoas não sabem que sofrem com o transtorno e só descobrem quando vão ao dentista para exames de rotina. Portanto, fique atento aos principais sintomas de bruxismo listados abaixo:

– Dores na face,

– Dor de cabeça, de ouvido e/ou no pescoço,

– Estalo ao mexer a articulação temporomandibular,

– Ranger os dentes enquanto dorme, emitindo um som que pode atrapalhar o sono da pessoa com quem divide o quarto,

– Dentes danificados, desgastados ou com o esmalte rachado,

– Restaurações dentárias quebradas

Esses são os potenciais sinais de bruxismo e, caso você tenha algum desses sintomas, é indicado que procure um dentista para fazer uma avaliação. Eles é quem é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial, por exemplo, é causada por bruxismo.

Se detectado o bruxismo, o dentista investigará junto ao paciente de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado. Por não ter cura, o tratamento do bruxismo é feito em cima do controle dos fatores que desencadeiam o transtorno, como indicação de terapias complementares como Acupuntura, e de métodos que protegem os dentes em relação os movimentos provocados pelo bruxismo, como as placas de mordida ou miorrelaxante, por exemplo.

DTM - Disnfunção Temporo Mandibular 

Dor na mastigação e nas articulações faciais
dores de cabeça e a dificuldade na mastigação ou outros sintomas correlatos podem vir de um problema chamado Disfunção da Articulação Temporomandibular, mais conhecida pela sua sigla, DTM.
Entre as principais causas de DTM estão problemas na articulação que liga a mandíbula ao crânio, chamada articulação temporomandibular (ATM), localizadas exatamente em frente ao ouvido, em cada lado do rosto, e responsáveis pelos movimentos de abrir e fechar a boca e, consequentemente, pela mastigação.

Quando algo vai mal com essa articulação, os sintomas podem ser dos mais variados, como dor facial, na mastigação, movimento limitado, sensação de “boca travada”, estalos ao abrir a boca e ruídos anormais no ato de comer.
Terapias com Acupuntura

Consequências clínicas na arcada dentária de paciente com Bruxismo 

Share by: