Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares 

É a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e óssea através dos aparelhos ortodônticos e ortopédicos funcionais. 
Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente dificultam a limpeza e podem ser perdidos precocemente através da doença periodontal.
A má oclusão também causa um stress adicional aos músculos da mastigação ocasionando Dores de Cabeça, Dores e Disfunções na região cervical, (pescoço) e nos ombros, além de Baixa Auto-Estima e dificuldade de se relacionar socialmente.

Para movimentar os dentes, músculos e alterar o crescimento mandibular existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos,  ortopédicos e os alinhadores.

Aparelhos Fixos Metálicos ou Estéticos

É indicado para alinhar os dentes na dentição mista ou na dentição permanente sendo que nessa não há limite de idade para se iniciar o tratamento. 

Planejamento e tratamento

Cada paciente  é único. É por isso que personalizamos cada um de nossos tratamentos  a fim de atender exatamente às suas necessidades e expectativas. Seja com um simples incomodo ou um tratamento multidisciplinar e complexo, sempre ouviremos suas solicitações e prepararemos um tratamento personalizado. 
Agende sua Avaliação

             Casos Clínicos - Ortodontia Fixa

  • Antes e Depois Frontal


    Botão
  • Antes e Depois Lateral


    Botão
  • Antes Depois  Frontal 

    Botão
  • Antes e Depois 

           Overjet 

    Botão
  • Antes e Depois 

    Botão
  • Canino  incluso

    Botão
  • overjet antes

    Botão
  • overjet depos

    Botão

  • Botão
  • Reabilitação 

    Botão
  • Atresia Maxila 

    Botão
  • Antes Depois 

    Botão

                                                           Ortopedia Funcional

É indicado para corrigir e direcionar o crescimento ósseo em crianças prevenindo futuras extrações dentárias por motivo de correção dental e falta de espaço ósseo.
Correção de mordida cruzada e também Mordidas Abertas devido a hábitos adquiridos pela criança como sucção de dedo, uso prolongado e inadequado de chupetas e mamadeiras.

                        Casos Clínicos - Ortopedia


  • Botão

  • Botão

  Higienização bucal com aparelho

        Mordida Cruzada

Ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior se encaixam por dentro dos dentes da arcada inferior, unilateral ou bilateralmente. Pode ocorrer por alterações nas proporções ou no posicionamento dos ossos, sendo assim de orígem esquelética ou por alterações na forma e/ou posicionamento dentário.

O tratamento ortopédico funcional pode ser realizado em crianças a partir dos 3 anos de idade, dependendo da alteração encontrada pois resposta ao tratamento é mais rápida devido à elasticidade óssea,  da  criança

Esperar a criança trocar os dentes de leite pelos permanentes para procurar um ortodontista  é um grande erro. Pois os problemas existentes, mesmo que leves, certamente se agravarão.

Portanto, mesmo que os pais não observem nenhum problema, é importante levar as crianças para uma avaliação, o mais cedo possível, com um ortodontista evitando que o problema piore com o passar da idade


Quando se deve levar uma criança ao Ortodontista ?

O indicado é que toda criança passe pela primeira avaliação ortodôntica até os 5 anos de idade. 
Existe um tipo de ortodontia para cada fase da criança.
Na primeira etapa, quando ainda estão com os dentinhos de leite, caso haja necessidade, é aconselhado a ortodontia preventiva, para quando a má-oclusão já foi identificada e é necessário intervir para impedi-la de causar danos à dentição mista ou permanente da criança. Como exemplo a mordida aberta ou a mordida cruzada para evitar problemas maiores no futuro 

Durante o período de transição, com a dentição mista, aproximadamente dos 6 aos 12 anos, é indicado a ortodontia interceptiva, que tem como objetivo evitar a má-oclusão. Conforme o próprio nome já indica, tem o intuito de prevenir tratamentos mais complicados no futuro, como uso de aparelho fixo e extração de dentes, por exemplo.

No final do ciclo, na dentição permanente, já é indicado a ortodontia corretiva ou tradicional, que é a mais comum, quando é diagnosticado algum problema de oclusão ou alinhamento na dentição que precisa ser corrigido. Nesse tratamento, são usados aparelhos para movimentar e corrigir os dentes gradativamente.

A saúde bucal do seu filho é um cuidado contínuo! É muito importante ter o acompanhamento de um ortodontista em todas as fases de crescimento do seu filho, pois cada período demanda um cuidado especial.

Share by: