Prevenção

Um belo sorriso faz toda a diferença tanto na vida pessoal quanto na profissional. A boa saúde oral contribui para que possamos nos expressar com mais clareza, mastigar bem os alimentos, sorrir e nos relacionar melhor uns com os outros. Entretanto, diante de uma doença bucal, as pessoas sentem-se imediatamente abatidas. Daí a importância de cuidar dos dentes desde cedo e realizar a prevenção.

O que é a prevenção odontológica ?

A prevenção é a prática de manter os dentes e gengivas limpos e saudáveis para evitar problemas dentários como tártaro, gengivite, periodontite e cáries e também ajuda aumentando a vida útil dos tratamentos bucais já realizados.

Nas crianças tem um papel extremamente importante  onde desde cedo as crianças fazem visitas periódicas ao dentista crescem sem medo de ir ao dentista e passam a gostar de cuidar dos dentes e da saúde da boca.

A prevenção é baseada na correta higienização dos dentes, na boa alimentação, no cuidado com o açúcar, no uso correto do flúor, usado para fortalecer os dentes, e no acompanhamento semestral pelo dentista.

Regras básicas de higienização para melhor prevenção

Optar sempre por uma escova macia e de cabeça pequena. Assim você não traumatiza sua gengiva e consegue alcançar todos os dentes sem dificuldade.
O uso do fio dental deve ser diário e ele deve atingir a sua papila gengival, para que você desorganize a placa bacteriana que se forma nesse espaço.
Visite seu dentista a cada seis meses: Manter esse contato é o ponto chave da prevenção.
Mantenha uma alimentação saudável e não se esqueça das crianças. Tudo fica muito mais fácil quando começamos desde cedo.

Hábitos que auxiliam na prevenção de Cárie e Doença Periodontal

Escovação após as refeições